quinta-feira, 11 de setembro de 2014

St. Tropez, Riviera Francesa (Côte d'azur), França

Acho que não tem quem não associe St. Tropez a glamour. E não poderia ser diferente:

 - na década de 1920, as belas praias já atraíam modelos famosas e figuras relacionadas ao mundo da moda, tais como Coco Chanel e Elsa Schiaparelli.

 - na década de 1950, ganhou destaque internacional graças a diversos filmes rodados na cidade, dentre eles o clássico "E Deus criou a mulher" (título original: Et Dieu...créa la femme) estrelando Brigitte Bardot.

E desde então é um destino de férias muito procurado por ricos e famosos...

Leaving the Port of Saint-Tropez 
Paul Signac (1902)

Em meio ao glamour, estão os turistas não ricos e não famosos (como eu). No auge do verão, a cidade recebe cerca de 80 mil visitantes por dia.

Eu e meu marido passamos um dia em St. Tropez e para isso saímos de Cannes bem cedo. De carro, existem 2 possibilidades: pela estrada (high way) ou pela costa. Claro que o trajeto inteiro pela costa é lindo e você pode apreciar a vista do mar; o inconveniente é que demora muito mais. Recomendo ir pela estrada mesmo, porque o final do trajeto passa um pouco pela costa, então você vai ver o mar de qualquer jeito.
  
Decidimos ficar no Beach Club Cap 21 e esta é uma dica que você não pode perder. Fizemos reserva antecipada para passar o dia e almoçar - pagamos 50 euros por 2 espreguiçadeiras + guarda-sol. É um beach club gerenciado por uma família e portanto oferece um ambiente mais sossegado e familiar, com atendimento impecável.
Nosso almoço foi maravilhoso: eu comi uma salada mista e meu marido comeu lula fatiada frita com alho (foto abaixo) e ele gostou tanto que passou a viagem inteira (4 dias) falando a respeito. Disse que foi a melhor que já comeu na vida! O prato vinha com patê de tomate, arroz e legumes cozidos (abobrinha e berinjela) como acompanhamento.
Outras opções de Beach Clubs mais agitados:
Nikki Beach
Bagatelle Beach
Bora-Bora

Sites úteis = 
Côte d'azur tourism
Saint-Tropez tourism