sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Firenze, Itália

Existem viagens e viagens. Tem aquela que você faz com o marido, aquela com a amiga de infância, com o colega que em seguida vira melhor amigo, com a irmã, pra comprar, pra se tratar, a trabalho ou a passeio. E tem aquela que você faz com a sua mãe e sua avó italiana, que regressa ao seu país pela primeira vez depois de deixá-lo 62 anos atrás. No mínimo, emocionante!













Vale ressaltar que minha nonna vem de uma região da Itália chamada Notaresco, na província de Teramo. Infelizmente, não havia tempo suficiente pra irmos até a sua cidade (quem sabe numa próxima?), então decidimos visitar outros lugares mais atraentes "turisticamente" falando.

Nossa primeira parada foi Roma e o Vaticano. Depois seguimos para a encantadora Firenze e fizemos um day trip pela região da Toscana, incluindo Siena, San Gimignano e Monteriggione (clique AQUI para mais detalhes). Confesso que nunca vi minha nonna tão feliz e emocionada...era notável o quanto ela estava contente e foi muito especial ter as três gerações juntas. Além do fato de que era muito gostoso passear pelo centro histórico com a nonna involuntariamente cantarolando músicas italianas!!!
Firenze (conhecida como Florença, em português) é realmente tão linda quanto vemos nas fotos. E é impossível não associar a capital da Toscana a artes, já que é até considerada o berço do Renascimento italiano.
  
Como chegar: Fomos de trem de Roma (estação Ostiense) a Firenze (estação central Santa Maria Novella), o trajeto durou apenas 1h30min e foi muito confortável.
Além de estar muito bem conectada através de linhas ferroviárias, Firenze conta também com dois aeroportos: o Aeroporto di Firenzi a apenas 5km do centro da cidade e facilmente acessível de táxi ou ônibus e o Aeroporto Galilei que fica a 1km de Pisa, e também conta com trem e ônibus para conectar os turistas ao centro de Firenze.


Dica de Hotel: Ficamos no espetacular quatro estrelas Hotel Mona Lisa. Além da excelente localização, nos surpreendeu o fato de ser um hotel histórico.  Ficamos maravilhadas com este lugar.
  
 No geral, pontos positivos:
 - Quarto triplo bem amplo e silencioso
 - Café da manhã com boa seleção e variedade de alimentos
 - Lindo jardim, perfeito pra relaxar no fim do dia
 - Localização: 5 minutos caminhando da catedral + 5 min de táxi da estação SMN + 20 min de táxi do aeroporto

Pontos negativos:
 - Não tem elevador, porém se não estivessemos com a minha avó de 77 anos, isso não seria problema
 - Não tem wifi nos quartos, apenas nas áreas comuns
 - Banheiro antigo

 
Hotel Mona Lisa
Borgo Pinti, 27
50121 Florence
info@monnalisa.it

Crédito destas fotos: Site do hotel
Restaurante: Tenho apenas uma dica, mas ela é realmente muito boa! O lugar chama La Reggia degli Etruschi e fica no topo de uma colina numa cidade chamada Fiesole, a  apenas 7km do centro histórico de Firenze.
Pra chegar lá, pegamos um ônibus e descemos na pracinha da catedral de Fiesole (muito charmosa, a propósito). Dali teríamos que subir a colina, o que levaria cerca de 10 minutos caminhado, e para a nonna de 77 anos significaria arruinar a viagem (e as costas e as pernas).
 
E nestas horas comprovamos a existência de compaixão entre os seres humanos: a pracinha estava vazia mas havia um homem em um quiosque vendendo docinhos, água e refrigerante. Quando o indaguei a respeito do restaurante, ele me indicou a direção e, ao perceber que eu estava com uma idosa, rapidamente ligou para o restaurante e pediu para um funcionário vir de carro nos buscar.
A vista panorâmica de Firenze é sem dúvida o primeiro atrativo deste local, mas a comida tampouco deixa a desejar. É bem concorrido, por isso faça reserva com bastante antecedência.
 
La Reggia degli Etruschi
Via S.Francesco, 18
Fiesole (Firenze)
info@lareggia.org

Passeios: o ideal é sair caminhando e explorando a cidade. Não deixe de visitar:

 - Duomo di Firenze (Santa Maria del Fiore)
 - Batistério de São João
 - Galleria degli Uffizi
 - Accademia de Florença
 - Piazza della Signoria e a Ponte Vecchio
 - Palazzo Vecchio
 - Palazzo Pitti
 - Museu Dell`Opera del Duomo
 - Catedral de Santa Maria Novella
 



Day Trips: a região da Toscana é maravilhosa e romântica. Como falei aqui, fizemos um tour guiado por Siena, San Gimignano e Monteriggioni, que reservamos direto no hotel um dia antes. Outras opções são Pisa, Arezzo e Lucca.

Acesse este site para mais detalhes e ideias.

Viaje sem sair de casa: Leia o clássico "Divina Comédia" de Dante Alighieri, onde o escritor descreve sua cidade natal em várias passagens.

Sites de Turismo: VisitFlorence  e FirenzeTurismo