quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Receita - Risoto de abóbora, manga e camembert

Em Outubro os supermercados da Suíça são bombardeados por abóboras. É uma abundância sem igual. Todos os tipos, tamanhos, formatos, diferentes tons de laranja.  Eu acho lindo! E amo este pretexto pra colocar abóbora em praticamente tudo na cozinha ;)















Receita - Risoto de abóbora, manga e camembert
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
1 xícara de chá de arroz arbóreo (aquele próprio para risotos)
1/2 abóbora japonesa picada
1 manga descascada e picada
3/4 xícara de chá de vinho branco seco
200g de queijo camembert (corte em pedaços pequenos)
2 colheres de sopa de cebola seca
1 colher de sopa de alho seco
1l de água fervendo com caldo de legumes - aproximadamente
Azeite
Sal

Modo de Preparo
Cozinhe a abóbora e quando estiver bem cozida, bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento até ficar em consistência como de um purê.

Em uma panela grande, ferva a água com o caldo de legumes e mantenha aquecida durante todo o processo.
Em outra panela, doure a cebola e o alho no azeite e refogue o arroz por alguns minutos. Acrescente então o vinho branco e mexa até quase secar.

Agora comece a adicionar a água fervendo concha por concha e vá mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase secando, acrescente outra concha e assim por diante. 
 
Depois de 4 ou 5 conchas de água, coloque o purê de abóbora. Mexa e continue o processo de adicionar água até que o arroz esteja com a consistência adequada e já não esteja duro. Acerte o sal.
 
Quando estiver no ponto, adicione a manga e o camembert picados e mexa suavemente até incorporar tudo. O camembert vai ficar levemente derretido no meio do risoto. Sirva imediatamente!