segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Toscana (Siena, San Gimignano, Monteriggioni), Itália

Dizem que a região da Toscana está entre as mais bonitas e românticas da Itália. Eu vou além e digo que é sim uma das paisagens mais lindas da Europa. Sem o stress de Milão ou a loucura de Roma, a Toscana oferece, na minha opinião, o melhor da Itália.




Passei 3 noites em Firenze com a minha mãe e minha avó. Foi uma viagem muito especial, com o cenário perfeito para esta reunião de três gerações. Decidimos fazer um tour guiado por algumas cidades da Toscana e reservamos direto no hotel, com um dia de antecedência apenas. 

Existem diferentes opções/combinações de cidades e no fim escolhemos aquelas que achamos mais atraentes. Se não me engano pagamos cerca de 50 euros por pessoa e o passeio durou 9 horas.

Chegando no meeting point (em frente a estação de trem Santa Maria Novella), a guia turística nos fornece audio guides e direciona nosso grupo de aproximadamente 40 pessoas pra um ônibus moderno e confortável. Ela falava inglês, espanhol e francês.







A primeira parada foi em Monteriggioni e já ficamos maravilhadas. É uma cidadezinha medieval com menos de 10 mil habitantes e completamente rodeada por uma fortaleza. A Piazza Roma tem uma igreja e alguns restaurantes bem charmosos.

 
Seguimos para Siena, que foi a maior cidade medieval do tour com pouco mais de 50 mil habitantes.

Visitamos a Piazza del Campo, onde duas vezes por ano acontece o Palio de Siena - uma corrida de cavalos espetacular.
 
E a magnífica Duomo, que foi projetada e construída entre 1215 e 1263. O exterior é lindo, mas o que realmente surpreende é o interior em mármore preto e branco, representando as cores da cidade. 
 
 
 
Como se tudo isso já não fosse suficiente, a Catedral ainda possui um acervo de obras de arte de Donatello e Michelângelo.


Continuamos o passeio até chegar em San Gimignano, outra cidadezinha medieval muito charmosa. É bem pequena então pode ser facilmente visitada como um day trip saindo de Siena ou Firenze, mas eu gostaria de ter passado uma noite ali e curtir um pouco da vida noturna e dos restaurantes.


O tour acabou com um wine tasting em uma fazenda produtora de vinhos, azeites e outros produtos locais.
 
 
Quem quiser saber mais sobre a região e quais cidades visitar, acesse este site.

Viaje sem sair de casa = Clique aqui, para ver um panorama de Siena.