quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Colônia, Alemanha

Colônia é um lugar especial. Desenvolvi um carinho enorme por esta cidade no momento em que descobri que uma das minhas melhores amigas nasceu lá. Mas quando de fato visitei a cidade, comprovei que o lugar é realmente incrível e virou uma das minhas favoritas na Alemanha.








Colônia fica localizada no oeste da Alemanha e é a quarta maior cidade do país, com pouco mais de 1 milhão de habitantes. É muito famosa pelo seu Carnaval e sua Parada Gay é uma das maiores e mais conhecidas do mundo, atribuindo a cidade o título de uma das mais liberais da Alemanha.

Meu marido e eu passamos 4 dias lá em Abril de 2013 e foi sensacional. Amamos e queremos voltar assim que possível.



Como chegamos...
Nós pegamos um voo direto de Zurique até o aeroporto de Cologne Bonn e de lá um trem até o centro, levamos apenas 15 minutos.

No entanto, dos aeroportos de Dusseldorf ou Frankfurt também é possível pegar um trem até Colônia – são 40min e 1h respectivamente.


Onde ficamos...

Ficamos hospedados no NH Köln City. Como já falei em outros posts, nós gostamos bastante dessa rede pois são sempre bem localizados, limpos e padronizados então você sempre sabe o que esperar.
 
Endereço: Holzmarkt 47. D-50676 Cologne
Telefone: +49 221 272 28 80

O que visitamos...

A melhor maneira de passear pela cidade é a pé mesmo. Para distâncias um pouco maiores, você pode pegar um bonde/tram ou alugar uma bicicleta, pois assim como Berlim, Colônia disponibiliza bicicletas para turistas a uma taxa bem pequena - para retirar uma basta passar seu cartão de crédito.



Catedral: após mais de 630 anos de construção, a Catedral foi finalmente finalizada em 1880 e é Patromônio da Unesco. Sua arquitetura de estilo gótico é impressionante e considerando que é o ponto turístico mais visitado da Alemanha (20.000 visitas por dia), sem dúvida vale incluir no roteiro.






Hohenzollern Bridge: a ponte dos cadeados e um dos cartões postais da cidade.



Museu do Chocolate: é o lugar mais delicioso da face da Terra e eu queria MUITO morar lá dentro.  O museu é bem grande: ali aprendemos a história do chocolate e vimos como funciona uma fábrica em ação. Você pode pedir a sua própria barra de chocolate personalizada (pagto extra) e retirar no final do tour. Logo na entrada do museu tem um café maravilhoso com tantas coisas gostosas que dá até raiva. E a lojinha na saída tem muitas opções de presentes para levar pra casa.





Sinagoga: maravilhosa arquitetura.


Rathaus (Prédio da Prefeitura)


SkulturenPark: como o nome já diz, um parque com diversas esculturas.

RheinPark: perfeito para caminhar ou fazer um picnic.


Subimos no topo do edifício Torre de Colônia (em alemão Köln Turm): linda vista da cidade.




Augustusburg Palace: este lindo castelo, construído para ser a residência do príncipe-arcebispo de Colônia, é Patrimônio da Unesco desde 1984 e um dos primeiro exemplos de arquitetura rococó da Alemanha no século 18. No mesmo complexo fica também um pavilão de caça, chamado Falkenlust. Está situado na cidade vizinha Brühl e é bem fácil de chegar de trem.


 


KD Rhine River Cruise: uma das melhores formas de curtir a cidade e se situar é fazer um tour de barco pelo rio Reno (Rhine em alemão). Há ainda possibilidade de fazer um cruzeiro mais extenso, seguindo de Strassburg até Amsterdam, passando por cidades como Frankfurt e Dusseldorf.


Veja mais passeios guiados aqui


Lugares que não visitamos mas são famosos...
 
Museu Ludwig: museu de arte moderna

Teleférico: linda vista da cidade, infelizmente não tivemos tempo de fazer o percurso.



Onde comemos...


Renomado e com comida muito boa, de estilo internacional. É recomendado fazer reserva.
Crédito: GaidaPhotos

Endereço:  Antwerpener Straße 63, Cologne
Telefone: 00 49 221 510 14 14
http://pepe.de/


Brauerei Früh
Esta cervejaria tem mais de 100 anos e é uma das que produz a famosa Kölsch, uma cerveja tipo Pilsen (famosa no Brasil) típica de Colônia, que possui coloração dourada, aroma levemente frutado e bem refrescante, servida geladinha.

 Crédito: Site oficial
Crédito: Site oficial
Seu restaurante oferece pratos típicos da gastronomia alemã e a cerveja é servida em copos altos e estreitos.

Possui ainda um porão que pode ser reservado para eventos e festas e um biergarten para os dias mais quentes. 
Crédito: Site oficial 
 Crédito: Site oficial

Endereço: Cölner Hofbräu P. Josef Früh KG, Am Hof 12-18, Köln
Website: http://www.frueh.de/

A lembrança perfeita...

é o famoso perfume 4711 Echt Kölnisch Wasser, também conhecida como Água de Colônia!!! Criado em 1792 pelo perfumista Wilhelm Mülhens, a fragrância original combina tangerina, laranja, lima e lavanda em sua fórmula e ainda agrada muita gente.
Crédito: Site 4711
Dois anos depois da  sua criação, durante a ocupação francesa, a numeração das casas em Colônia foi reestruturada e a fábrica de Mülhens recebeu o número 4711 e daí vem o nome da marca.
Diz a lenda que, originalmente, essa "água perfumada" servia tanto para fins medicinais como para perfumar. Mas em 1810, quando Napoleão decretou que as fórmulas de todos os produtos destinados a medicina deveriam tornar-se públicas, Mülhens decidiu comercializar seu produto apenas como fragrância, evitando assim compartilhar o seu segredo.

Além da loja no aeroporto, tem uma loja da marca bem no centro de Colônia que é uma graça, super perfumada (óbvio) e com diversos kits para presentes. Ótima lembrança!!!

Endereço: Glockengasse 4, 50667 Cologne
Telefone: +41 (0) 221 270 999 10

Saindo de Colônia... 

Devido a sua localização privilegiada é muito fácil ir de trem a outras cidades importantes. A companhia de trem Thalys oferece high speed trains para Paris e Bruxelas e com a Deutsche Bahn é possível ir rapidinho para Amsterdam.

Outra dica é visitar a charmosa Maastricht, na Holanda – basta pegar um trem até Aachen e depois um ônibus até Maastricht.


Pesquise trens neste site = Rail Europe