domingo, 19 de abril de 2015

TOP 10 – Dicas para turbinar sua salada

OK, verdade seja dita: salada não está entre os favoritos da da maioria da população. Enquanto muitos simplesmente não se interessam, outros comem por obrigação, por ser a única alternativa saudável que conhecem e alguns poucos (como eu!!) comem com muito gosto!  Seja qual for o grupo que você se encaixa, veja aqui uma lista de como incrementar a sua salada.


Antes de mais nada, vamos deixar claro que salada não se limita a alface! Sejam criativos e abusem da variedade de cores e texturas do mundo vegetal: rúcula, agrião, acelga, folhas de espinafre, alface crespa / lisa / americana, escarola, couve, beterraba...e muito mais!


1.)    Nuts (frutas oleaginosas)
Deixam a salada mais crocante e ainda oferecem muitos benefícios para a saúde (antioxidantes, ajudam a prevenir doenças, reduzir o colesterol, combater o envelhecimento celular, etc). Em geral contêm bastante calorias, por isso procure consumir sem exagero e optar por versões sem sal.

Ideias = castanha de caju caramelada com mel, castanha do pará fatiada, nozes, pistache, avelã, macadâmia, farofa de amendoim.
Para muitos também conhecidas como comida de passarinho! Pois agora as sementes saíram das gaiolas e foram parar nos nossos pratos de comida.

Dizem que ajudam a emagrecer, pois possuem fibras que contribuem no funcionamento do intestino e também dão sensação de saciedade, reduzindo a fome. De qualquer forma, fica muito saboroso e nutritivo.
 
Ideias = linhaça, gergelim, chia, sementes de girasol, de abóbora.


3.)    Frutas
Quando tem fruta parece salada de festa. Além de achar bonito, gosto bastante do contraste adocicado da fruta com as folhas da salada + molho.
 
Ideias = romã, mirtilo, pedaços de maçã ou manga, abacaxi, laranja cortada em rodelas, carambola cortada em formato de estrela. Também pode optar por damasco ou uva passa.

4.)    Molhos
Na minha opinião, ter um bom azeite de oliva em casa é primordial e é a opção que certamente vai agradar todo mundo (leia aqui como escolher um bom azeite). 

Mas abuse de molhos mais encorpados pra dar aquele toque especial.

Ideias = italiano, francês, rosé, shoyu (molho de soja), com iogurte, com mel, com mostarda. Também pode abusar do aceto balsâmico, vinagre de vinho tinto, vinagre de maçã. 




5.)    Ervas frescas
Não use apenas para decorar, experimente colocá-las no meio da salada para um sabor muito mais marcante, principalmente quando não tiver um molho elaborado.

Ideias = hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha.

6.)    Toppings
Assim como nos frozen yogurts, nas saladas também podemos acrescentar toppings para dar um toque especial.

Nunca esqueço o dia que comi uma simples salada com croutons salgadinhos de alecrim! Muito gostoso.
 
Ideias = Croutons, azeitonas, quinua, cuscuz marroquino, lentilha.

7.) Ovos cozidos
Boa opção para ingestão de proteínas em uma refeição composta apenas por salada. Combina bem com folhas verdes, principalmente rúcula, e temperado com shoyu.
http://jackie-inthebox.blogspot.nl/2014/10/receita-salada-verde-com-rucula-e.html


8.) Macarrão
Se quiser uma salada mais "encorpada", adicione um pouco de macarrão. Mas opte por grãos curtos.

Ideias = Fusilli, Farfalle, Penne, mini Conchigli.
http://jackie-inthebox.blogspot.ch/2014/08/receita-summer-pasta-salad.html 

9.) Queijos
Você pode optar por queijos light ou mais calóricos, mais ou menos salgados. Tente combinar com o molho pra ficar mais saboroso.

Ideias = Mussarela de búfala, queijo feta, brie, provolone, parmesão ralado na hora ou em lascas, gorgonzola, emmental.

10.) Frios / Carne
Claro que esta é a última opção da minha lista, mas não poderia deixar de mencionar pois são alternativas para complementar o consumo de proteína animal.

Ideias = Atum, frango desfiado, peito de peru fatiado, carpaccio de salmão, presunto parma.