sexta-feira, 22 de maio de 2015

Restaurante Il Marin, Genova, Itália

Nada melhor do que viajar para um lugar novo e receber dicas de alguém que cresceu ou já morou lá né? Principalmente sobre restaurantes. E neste aqui foi uma surpresa atrás da outra. Felizmente, todas positivas. E querem saber minha conclusão final: o Il Marin me proporcionou nada menos do que a melhor experiência vegetariana em um lugar tradicional de frutos do mar.


 






Primeira surpresa boa: localização
Sabíamos que o restaurante está situado no Porto Antico. Mas jamais imaginamos que ele estaria no andar superior de um edifício com uma vista mais que privilegiada do porto e do pôr do sol.  
É preciso atravessar a loja Eataly para chegar até o restaurante, que fica bem no fundo e protegido do efeito sonoro "agitado" dos consumidores. Uma vez lá dentro, não tem barulho nem stress.
 
Apesar de parecer um inconveniente para alguns, nós na verdade amamos ter essa "obrigação" de passar pela loja. Descobrimos produtos diferentes e típicos da gastronomia da região.
 
Segunda surpresa boa: decoração e conceito
Ambiente bem clean, com mesas de madeira, tampo de mármore e cadeiras de acrílico transparente. Grandes janelas de vidro e o razoável espaço entre as mesas criam a sensação de leveza no local. O charme fica por conta dos coloridos lustres de Murano.

Tudo isso está relacionado ao conceito do restaurante, que valoriza a simplicidade dos pratos e prioriza o frescor dos alimentos com o mínimo de interferência possível.
 
Terceira surpresa boa: serviço
Não demorou muito até que percebemos que toda a equipe de funcionários era bem jovem, na faixa dos 25 e 35 anos. Simpáticos, espertos e prontos para atender o cliente.
Quarta surpresa boa: a comida, claro!
Confissão deste vegetariana que vos escreve: o que eu espero encontrar em um restaurante típico de Seafood? Nada que não contenha seafood. Mas foi justamente aí que eu estava redondamente enganada.

Bom, a experiência começou assim: a garçonete chegou com um sorriso no rosto e uma bandeja nas mãos com diferentes peixes frescos. Simpática, falou "esse é o cardápio de hoje" e seguiu-se uma dissertação a respeito de cada um dos peixes, que por motivos óbvios não prestei atenção em uma palavra. No final do discurso, falei que era vegetariana e ela colocou de lado o menu vivo e me deu o escrito.

Marido pediu peixe e  eu achei uma tortellini recheado com pesto genovese. Já estava feliz, no entanto a coisa não parou por aí. Logo vieram uns aperitivos bem decorados e o Chef teve o cuidado de fazer 3 opções veggies pra mim! 

Em seguida veio uma entrada grátis. A minha também veggie.

O prato principal estava simplesmente divino:


A experiência estava tão agradável que pedimos um tiramissu de sobremesa. Mas antes nos trouxeram uma pré sobremesa, também grátis. Era uma espécie de mousse de amareti com proseco e gelato de melão.
Pré sobremesa
E quando eu achei que jáo não podia ficar melhor, o Chef resolveu reinventar o Tiramissu. Servido de uma forma totalmente inusitada e cheio de sabor! Amamos!
Tiramissu moderno
 
Quinta surpresa boa: o preço
Pra fechar com chave de ouro, preço muito justo e muito barato considerando tudo que nos foi oferecido.

Quem estiver em Genova, não pode deixar de ir!!!
Il Marin
Endereço: Calata Cattaneo Genova 15, Edifício Millo, GE 16126, Itália
Tel: +39 0108 698 722
http://www.portoantico.it/strutture/il-marin-ristorante/