terça-feira, 12 de maio de 2015

Risoto de aspargos, pinoli e tomate seco

YEEEEES!! Estamos naquela época do ano em que os supermercados suíços são bombardeados com aspargos. Fora da temporada é super caro comprar aspargos (o que não é caro fora de temporada?), por isso rola a maior movimentação nos mercados e todo mundo fica louco pra comprar o máximo que puder! Pena que essa alegria dura apenas agumas semanas, então o jeito é aproveitar como dá!!!







E em um domingo despretencioso, saiu este que possivelmente foi e será o melhor risoto que já fiz. Combinação perfeita de sabores.


Risoto de aspargos, pinoli e tomate seco
Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes
12 unidades de aspargos verdes
aprox. 1l de água fervendo com caldo de legumes
1/2 xícara de chá de arroz arbóreo
1/4 xícara de vinho branco seco
1/2 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
Azeite
Sal
4 colheres de sopa de pinoli
tomate seco picado
Folhas de orégano fresco


Modo de Preparo
Comece com os aspargos. Após higienizá-los bem, corte cerca de 3 ou 4cm da parte mais dura do aspargo. Amarre-os então com um elástico e coloque-os na vertical em uma panela alta com água fervendo de modo que 2/3 do aspargo esteja dentro da água. A ponta do aspargo cozinhará apenas com o vapor da água. Se você deixar o aspargo inteiro submerso, a ponta ficará mole e desmanchando.
Retire da água quando estiverem cozidos. Parte dos aspargos será utilizada para fazer um creme e parte será cortada em rodelas e acrescentada ao risoto.

Creme de aspargos: separe 6 aspargos e corte-os em pedaços pequenos. Com a ajuda de um mixer, bata com um pouquinho da água do cozimento até formar um creme pastoso, não muito líquido.

Corte os demais 6 aspargos em rodelinhas pequenas e reserve. Eu salvei também a ponta de alguns deles para decorar o prato.

Agora vamos para o risoto. A mesma água que foi usada para cozinhar os aspargos pode ser aproveitada para fazer o risoto. Basta mantê-la aquecida durante todo o processo.

Em outra panela, doure a cebola e o alho no azeite e refogue o arroz por alguns minutos. Acrescente então o vinho branco e mexa até quase secar.

Adicione uma pitada de sal e a água fervendo concha por concha e vá mexendo sempre.

Quando o arroz estiver quase secando, acrescente outra concha e assim por diante. O segredo de qualquer risoto é mexer bem para que ele solte seu amido e, assim, fique cremoso. 
 
Quando perceber que o arroz estiver quase no ponto (prove e veja se está cru), acrescente o creme de aspargos. Ele é o responsável por esta cor verde maravilhosa do risoto. Mexa bem e quando estiver secando, adicione os pedaços de aspargo e o pinoli.
  
Sirva cada prato e complemente com o tomate seco picado e orégano fresco.
Voilà!!!