quarta-feira, 3 de junho de 2015

Salada de quinoa com gengibre, maçã e amêndoas

Gosto bastante dessas receitas que parecem exóticas mas que, na real, são super fáceis de preparar. Exótica, na minha opinião, porque combina especiarias com fruta com amêndoa com suco de laranja e com quinoa. Ficou mesmo muito saborosa e diferente!


















A receita foi adaptada daqui.

Ingredientes
Rendimento: 2 pessoas como acompanhamento

3 colheres de sopa de amêndoas em lascas
2 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite
1/2 cebola pequena picada
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
1/2 xícara de chá de quinoa
1 xícara de chá de suco natural de laranja (pode ser com cenoura, beterraba, etc)
1/2 xícara de chá de ervilha congelada
1 maçã pequena picada ou ralada
2 colheres de sopa de alcaparras (caso queira reduzir um pouco o agridoce)
Sal

Modo de preparo
Comece tostando as amêndoas em uma panela sob fogo médio por 3 a 5 minutos. Não é necessário colocar azeite nem óleo. Transfira as amêndoas para outro recipiente e deixe esfriar.
 
Na mesma panela utilizada, doure a cebola no óleo vegetal. Acrescente o gengibre, a quinoa, o suco e uma pitada de sal. Cubra a panela e deixe cozinhar em fogo baixo-médio por cerca de 15 minutos e então coloque as ervilhas congeladas. Deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até que o líquido esteja completamente absorvido. Prove a quinoa e veja se está cozida - se não estiver coloque mais um pouco de suco e deixe cozinhar mais.
 
Retire do fogo e transfira para o recipiente / travessa que for servir. Espere esfriar um pouco e acrescente então a maçã picada, as amêndoas e as alcaparras. Sirva morno ou em temperatura ambiente.